A POLÍTICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA

10603127_723573317708768_1802846374_n

Para alguns, política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado. Hannah

Arendt, filósofa alemã (1906-1975), dizia que, política, “trata-se da convivência entre diferentes”. Percebemos que Arendt estava certa ao observarmos o papel da política na sociedade. Nas mais diversas formas de exercer política, o objetivo é não haver conflitos de interesses, e sim conciliar as existências das diferenças. A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a ação. Política Pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. A política pública é concebida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado – no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada. O poder político é uma das formas de poder do homem sobre o homem, existe ainda o poder econômico, o ideológico. No poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto, este pode ser considerado o poder supremo, para tanto o poder político conta com o apoio da sociedade. O poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população. Levando-se em consideração esses aspectos, portanto, percebe-se que a sociedade não teria ordem sem a política e suas variáveis. É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos saibam da importância da política nos diversos âmbitos da sociedade. Faz-se necessário participamos da política ativamente opinando, delegando e exercendo cada vez mais.

Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.

No Brasil, apenas os nacionais e os brasileiros naturalizados podem participar das eleições que são obrigatórias para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Podem, facultativamente, exercer o direito de voto os analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos. Pode haver segundo turno se o primeiro colocado não alcançar a maioria absoluta dos votos válidos (não computados os brancos e os nulos).

Desde 2000, com o uso das urnas eletrônicas, as eleições brasileiras passaram a ser totalmente informatizadas, o que permite que atualmente sejam consideradas as eleições mais rápidas e atualizadas do mundo.

CARO CIDADÃO;

No dia 05 de outubro de 2014, iremos às urnas para exercer nosso direito democrático. Este ano, vamos eleger o presidente e o vice presidente da República; governadores e vice governadores; senadores; deputados federais; e deputados estaduais. Integrantes dos poderes que fazem a executam as leis que regem o Brasil.

É fundamental o acompanhamento das ações do Legislativo e Executivo para que as leis sejam cumpridas, bem como todo o planejamento e promessas de campanha. Precisamos estar atentos a tudo que ocorre em nossa cidade, estado e País. Execer, com senso crítico e responsabilidade, a verdadeira cidadania, que garante direitos, mais tambem deveres. Vamos valorizar nosso voto.

Espero que neste processo lutem por suas bandeiras com as energias renovadas para defender os interesses da juventude brasileira nesse próximo importante período! A luta para eleger os próximos dirigentes, tem um significado estratégico para garantirmos o Brasil desenvolvido e com direitos que ousamos sonhar há 26 anos com Campanha das Diretas. Contem ética conquistada por vocês, viva a nossa militância! Viva o Brasil! Viva a juventude brasileira! Viva a Democracia!