Ações de cidadania marcam Semana de Luta das Pessoas com Deficiência em Mossoró CONFIRA!

thumbnail_DIA LUTA PESSOA COM  DEFICIENCIA

   

II Ursap, Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e Hospital da Polícia realizam ações de cidadania na Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dentro da programação da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que se realiza de 20 a 26 de setembro, a II Unidade Regional de Saúde Pública(II Ursap), o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Mossoró e o Hospital Regional da Polícia Militar em Mossoró, realizarão sexta-feira (22), das 8h às 13h, na unidade hospitalar da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, ações de cidadania em alusão a comemoração da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Estará presente ao evento o Diretor do Hospital Regional da PM, Major Inavan Lopes.

Em 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 2005, por meio da Lei n° 11.133, sancionada pelo então presidente José Alencar Gomes da Silva e escolhida pela proximidade do início da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições. “Esta data é comemorada e lembrada em todos os Estados. Ela atribui um momento de reflexão na busca de novos caminhos e divulgação das lutas por inclusão social”, disse a Referência Técnica da Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência da II Ursap, Clivaneide Silva.

Na sexta-feira (22) estão programadas várias ações como teste rápido de triagem, beleza inclusiva, exames preventivos (Papanicolau) e uma palestra sob o tema “ Direitos e deveres da Pessoa com deficiência”, a cargo do Major Lima do DPRE.

Apoiam a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência em Mossoró a Prefeitura Municipal de Mossoró,´II URSAP, Hospital da Polícia Militar, OAB Secção de Mossoró, UFERSA, UERN, ADEFIM, Fórum das Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região Benômia Rebouças, APAE, Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região, CTO-LTDA, CREEMOS, CAS e ADVM.

     

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

II Ursap MTB-PB Nº 604

zap-o-diario3