II Regional de Saúde de Mossoró promove Carnaval voltado para a prevenção da Aids

CARNAVAL

   

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), através do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho – NHQVT e o Núcleo Regional de Saúde do Trabalhador – NURSAT promoveu quinta-feira (23), a partir das 8h, na sede da unidade de saúde a realização de uma Blitz Interativa nas dependências da sede da II URSAP e UNICAT com motivos carnavalescos através de decoração temática como forma de inserir na ambiência temas relacionado ao evento, respeitando e colaborando para ajudar valorização da cultura popular e nas relações interpessoais dos servidores, bem como na educação em saúde voltada a prevenção (DST-AIDS e Hepatites Virais; Acidentes e uso do Álcool e Drogas) visando atender ao programa de valorização do servidor.

O evento foi direcionado aos servidores da sede da II URSAP e UNICAT e usuários em geral. O tema do evento será Folia com Prevenção: Isso é educação em saúde. A Blitz Interativa teve como foco alertar servidores sobre cuidados básicos com a saúde, especialmente na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, nessa época de festas de rua e blocos de carnaval.

Estiveram presentes ao evento a gerente Michelly Cristiane Cabral de Lima; o coordenador da Equipe Técnica da II Ursap, Tony Santos; a coordenadora de Recursos Humanos, Nida Lira, a administradora Karina Maria Soares e profissionais de saúde.

Segundo a gerente da II Ursap, Michelly Cristiane Cabral de Lima o objetivo do evento foi expor a cultura popular do carnaval como festa sazonal ou temporária para reeditar falas voltadas para a prevenção de DST-AIDS e Hepatites Virais; Acidentes de Modo Geral e Uso de Álcool e Drogas, através da ambientação dos espaços, que venham visualizar o tema citado, fortalecendo o compromisso da Instituição e dos trabalhadores como promotores da execução das políticas de saúde pública e mantendo a valorização da condição de servidor.

Para o técnico do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho – NHQVT, Erialdo Rebouças existe a necessidade de se estimular o servidor a ser ator na promoção da qualidade de vida dele mesmo participando de ações que visem a sua inserção nos momentos da instituição na qual ele está lotado.

“A Blitz interativa na sede da II URSAP, com a participação dos servidores utilizou de adereços e fantasias carnavalescas com objetivo de chamar a atenção ao propósito do evento que é despertar no trabalhador a necessidade de utilizar as datas festivas e de aglomerações para difundir as políticas de saúde pública, orientando e informando sobre atendimentos voltados ao usuário dos serviços de saúde”, disse Erialdo Rebouças.

Para a coordenadora de Recursos Humanos da II Ursap, Nida Lira, esse período deve ser aproveitado por todos, mas que cada um tenha o cuidado de não causar qualquer ônus para a saúde, que envolve a proteção de si mesmo e do próximo. “Lembrem de beber muita água, repor o filtro solar a cada duas horas, dormir pelo menos 8h e não exagerar na bebida alcoólica. Se for dirigir, não beba, ou vá a pé, de táxi. Sua vida é seu maior bem. Você é responsável por todos que estiverem dentro do seu carro. Cuide deles também”, ressaltou Nida Lira.

“O nosso foco é reforçar que o uso de preservativos deve ser sempre um hábito, possível de ser seguido e que pode até melhorar a relação, desconstruindo o imaginário popular de que fazer sexo sem camisinha é melhor. Uma boa parte da população já usa a camisinha como hábito. O desafio é fazer com que mais pessoas adotem a mesma prática, mesmo quando a relação fica estável, além de alertar aos servidores de que a Aids ainda não tem cura”, disse o coordenador da Equipe Técnica da II Ursap, Tony Santos.

16976257_1325012284286820_865650217_n

 

Abdias Duque de Abrantes

Assessor de Comunicação Social

II Ursap – MTB-PB Nº 604

zap o diario